Plano de Viagem...
Escolhi "Viagens no tempo" como o fio condutor do meu portefólio digital para a Unidade Curricular de Iniciação à Didática da Língua Portuguesa, porque associei este assunto aos diversos momentos por que passei e pelos quais ainda irei passar, daí a referência ao Tempo e porque todas estas fases ocorreram segundo o percurso, isto é, de acordo com os objetivos que me propus alcançar, estando assim relacionado com as Viagens.
Desta forma, no Cartão de Cidadão irei apresentar-me como pessoa e identificarei o meu percurso e experiências que fui vivendo até ao momento, achando importante abordar também neste capítulo o meu estilo de aprendizagem (percurso contínuo) e refletir de que maneira terei em conta, enquanto futura educadora/professora, a questão dos diferentes estilos de aprendizagem que os alunos possam ter.
Enquanto no Ponto de Partida mencionarei um filme ( "Up Altas Aventuras", de Pete Docter e Bob Peterson), um livro ("O Principezinho", de Antoine de Saint- Exupéry) e também uma música ("On & On", de Cartoon feat Daniel Levi, e composta por Erykah Badu), pois de alguma forma marcaram a minha infância/ adolescência e ajudaram-me a crescer enquanto pessoa, visto que abordam diferentes valores morais e sociais. Estão ainda relacionados com o fio condutor que escolhi, uma vez que, de uma forma ou de outra, estão associados às Viagens.
Já relativamente à Bagagem irei refletir criticamente sobre algumas leituras aconselhadas ou autónomas relativas a esta Unidade Curricular, bem como, referir algumas dificuldades que possa ter e de que forma desenvolvi determinados conhecimentos que fui adquirindo. Ora, neste capítulo serão abordados, essencialmente, temas que estão relacionados com a Unidade Curricular e que têm a ver com o percurso que estou a realizar no presente.
Por fim, o último capítulo Futuro irá incidir numa reflexão final onde identificarei as principais aprendizagens, conquistas e dificuldades que tive no decorrer da frequência desta disciplina, bem como, as principais ideias sobre como se ensina a Língua Portuguesa.
Concluindo, este tema pode ser relacionado com o ensino da Língua Portuguesa, uma vez que através da leitura, nomeadamente de textos literários, podemos viajar para diferentes épocas e lugares "Quando lemos, conseguimos viajar para muitos lugares, encontrar muitas pessoas e conhecer o mundo" - Nelson Mandela -, assim como ensinar os usos da Língua, ou seja, qualquer área ou domínio linguístico, dado que o "trabalho" do texto literário envolve em primeira estância um estudo sobre a Língua. Também através da leitura podemos estimular e desenvolver o gosto pela leitura (expondo-os a outros interesses literários), a criatividade e a imaginação e, dependendo das obras, fazer com que as crianças/jovens reflitam sobre assuntos atuais e valores morais e sociais.