Bagagem

A nossa vida é composta por vários percursos que vamos decidindo de acordo com os objetivos que queremos alcançar. No meu caso, uma etapa importante do percurso que defini passa pela aquisição da minha Licenciatura e, posterior Mestrado, em Educação Básica e para tal foi necessário adquirir, entre muitos outros, conhecimentos relacionados à noção de Didática da Língua Materna e a sua evolução ao longo do tempo, bem como, à análise dos documentos, como as Aprendizagens Essenciais ou o Programa e Metas Curriculares, que fazem referência ao currículo, neste caso, da Língua Portuguesa.

Assim, e segundo Fillola e Serena, a Didática da Língua e da Literatura é, na sua essência, um espaço de ação sobre os processos de aprendizagem dos falantes de uma língua, ou seja, da sua capacidade para comunicar e de se relacionar com os outros, nos diferentes contextos sociais que implicam a utilização de diferentes graus de formalidade, tendo em conta a pessoa a quem nos dirigimos. Ora, resumindo, a Didática da Língua tem como objeto de estudo a educação linguística nas suas práticas, processos, condições e fatores influenciadores e podendo esse estudo incidir sobre o que acontece no contexto pedagógico e sobre a intervenção no próprio contexto pedagógico.

A investigação em Didática da Língua vai se centrar em diferentes dimensões, tais como:

A Didática assume uma visão dupla, ou seja, vai analisar o processo de "fora", intervindo, contudo, nesse mesmo processo e havendo diálogo com várias áreas, tais como, a Psicologia, a Sociologia, Estudos Culturais, Ciência Política, bem como, Ciências da Comunicação e Ciências da Educação. Deste diálogo com várias áreas surge, nesta Didática, um conjunto variado de conhecimentos que devem ser geridos pelo professor de língua, que precisará de desenvolver o seu conhecimento profissional, apoiado, e segundo Nóvoa, em três parâmetros: o metodológico (sendo o foco nas técnicas e instrumentos da ação); o disciplinar (centrado no conhecimento da área do saber) e o científico (tendo como referência as Ciências da Educação).

A Didática da Língua Materna apresenta algumas especificidades, tais como, a transversalidade da língua materna, uma vez que a língua é o "instrumento/ferramenta" de ensino em todas as outras áreas de ensino; a interseção de competências entre aluno e professor, já que é importante partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que devem ter um papel ativo nas atividades que são propostas e cabendo ao professor o ensino dos conteúdos da Língua Portuguesa e Literatura, mas cuja ação e intervenção vai-se alterando conforme as situações de aprendizagem. Outras especificidades da Língua Materna são a reorganização sistemática e produtiva da gramática interiorizada e a multidimensionalidade do saber linguístico.

Desta forma, o objetivo final da Didática no ensino da Língua e, de acordo com Mendoza Fillola e Cantero Serena, é "formar hablantes competentes y lectores eficaces, buenos redactores, indivíduos plenamente desarrolados y capaces de relacionarse com los demás."

Quanto ao Currículo da Língua Portuguesa, este quer no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e quer nas Aprendizagens Essenciais, encontra-se dividido por ciclos, e estes por anos e também se encontram divididos por domínios, que são as áreas curriculares para o ensino de uma língua, sendo cinco domínios (Leitura, Escrita, Gramática, Oralidade e Educação Literária). No primeiro e segundo ano do 1.º ciclo do Ensino Básico a Leitura e a Escrita aparecem no mesmo domínio.

Estes dois documentos do Ministério da Educação a que fiz referência encontram-se de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Competências para o Século XXI, sendo importante para o professor, uma vez que enuncia as competências que se consideram necessárias que o aluno desenvolva ao longo da sua escolaridade, de modo a que o professor possa contribuir para a formação de cidadãos conscientes e competentes linguisticamente, no caso do docente de línguas.

Já em relação aos recursos, estes podem ser caracterizados quanto ao suporte em que são apresentados e quanto à base da seleção do recurso.

Com já fiz alusão, no Plano de Viagens, o ensino da Língua Portuguesa pode ser relacionado com a Leitura (domínio do ensino de uma língua, presente no Programa e Metas Curriculares e nas Aprendizagens Essenciais), podendo este momento de leitura ocorrer de duas foras distintas no contexto escolar (segundo Emília Amor):

- enquanto atividade (podendo ser mobilizada por professores e alunos) e podendo em termos de modalidade de leitura ser uma leitura em voz alta ou uma leitura silenciosa

- enquanto objetivo de ensino-aprendizagem.

É fundamental, que a escola promova os diferentes tipos de leitura:

- a leitura fundamental, que corresponde à fase de aprendizagem e, posterior domínio, dos mecanismos básicos da leitura; 

- a leitura funcional, também conhecida com leitura para pesquisa de dados e informações; 

- a leitura analítica e crítica, em que é necessário atingir uma compreensão crítica do texto;

- a leitura recreativa, que deve ser comandada pelos interesses e ritmos individuais dos alunos.

Através dos textos podemos viajar para diferentes países e diferentes épocas, conhecer diferentes culturas e tradições, bem como, diferentes pessoas… Permite ainda dar "asas à nossa imaginação e criatividade" e dependendo do livro, refletir sobre questões atuais ou valores sociais e morais que as várias mensagens do texto nos pode transmitir.

3.º ano de Licenciatura em Educação Básica
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